MUNICÍPIO AVANÇA NA INTEGRAÇÃO DO SISTEMA DE SEGURANÇA INTEGRADA

Na busca por fortalecer a segurança pública na Região, ocorreu na tarde de segunda-feira (08/04), com início às 15 horas, no Polo de Ensino Superior em Sobradinho, uma reunião para tratar da operacionalização do sistema de videomonitoramento integrado na Região Centro Serra. O evento contou com a participação do Coordenador do Comitê Especial do Sistema de Segurança Integrado com os municípios, Tenente Coronel Rogério Luís Martini e os assessores técnicos da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o perito criminal Gerson Luiz Haus e o soldado Adelino de Oliveira Ramos Junior.

O encontro foi coordenado pelo comandante regional da Brigada Militar, Capitão Charles Sonnenstrahl Filho, que juntamente com o assessor técnico Adelino, detalharam o funcionamento do sistema. O SIM/RS visa unificar esforços das diferentes esferas de segurança pública, permitindo a troca de informações e a integração das tecnologias atuais. Um dos principais pontos abordados foi o cercamento eletrônico, um sistema de monitoramento por câmeras com tecnologia inteligente para identificar automaticamente possíveis infrações.

Em destaque, está a utilização do cercamento eletrônico para captar e identificar placas de automóveis, essencial no combate a diversos delitos, como furtos e roubos de veículos, além de auxiliar em investigações criminais.

A reunião foi considerada produtiva no sentido de integrar os equipamentos já disponíveis no município ao sistema do Estado. Atualmente, Arroio do Tigre conta com cinco câmeras de alta definição em funcionamento e um aparelho de Network Video Recorder (NVR) para armazenamento das imagens. O próximo passo será verificar qual o melhor software para fazer a conexão entre os sistemas municipal e estadual.

Além disso, embora algumas câmeras de videomonitoramento não atendam aos requisitos mínimos exigidos pelo sistema integrado do Estado, elas continuarão sendo disponibilizadas à Brigada Militar local e à Polícia Civil para auxiliar em investigações de crimes.

Com esse avanço na integração dos sistemas de segurança, Arroio do Tigre reforça seu compromisso com a proteção da comunidade e a prevenção de delitos, demonstrando sua dedicação em proporcionar um ambiente mais seguro e tranquilo para seus cidadãos. Participaram da reunião, por Arroio do Tigre, o Comandante do 3º Pelotão da BM, Ten. Marcio Vinicius Dummer; o Secretário da Administração Altemar Rech e o TI da Prefeitura, Luís Scherer.