SECRETARIA DA SAÚDE IMPLEMENTA ESTRATÉGIA INOVADORA DE MONITORAMENTO CONTRA DENGUE

Os esforços no combate à dengue estão sendo intensificados em Arroio do Tigre com a implementação de uma nova estratégia de monitoramento. Os Agentes de Combate às Endemias do município estão atualmente empenhados na instalação de armadilhas ovitrampas, uma ferramenta inovadora projetada para capturar e contar os ovos do mosquito Aedes aegypti.

Essa abordagem de pesquisa pioneira visa não apenas detectar a presença do vetor da dengue, mas também proporcionar uma avaliação precisa da qualidade e eficácia das medidas de prevenção e controle já implementadas. Ao monitorar a quantidade de ovos depositados nas armadilhas, os municípios podem avaliar a eficácia de suas estratégias e ajustá-las conforme necessário para garantir uma proteção mais eficiente à população.

Na próxima semana, está prevista a instalação de armadilhas em diversos pontos da área urbana de Arroio do Tigre. Esta iniciativa é um marco significativo, uma vez que Arroio do Tigre se torna o primeiro município da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (8CRS) a aderir ao programa de Monitoramento de Ovitrampas. Ao adotar essa metodologia inovadora, os gestores de saúde pública esperam direcionar as ações de controle mecânico preventivo com maior eficácia, tornando-as mais direcionadas e eficientes. Com medidas precisas baseadas em dados concretos, a comunidade pode se beneficiar de uma abordagem mais proativa e assertiva na luta contra a dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Essa iniciativa não só fortalece as operações de vigilância epidemiológica, mas também demonstra o compromisso contínuo de Arroio do Tigre em salvaguardar a saúde e o bem-estar de seus cidadãos. Além disso, a secretária da Saúde destacou a importância da colaboração da comunidade no combate ao mosquito, pedindo que todos façam sua parte para evitar a proliferação do Aedes aegypti. “É fundamental que cada cidadão esteja consciente de seu papel na prevenção da dengue. Com a participação de todos, podemos reduzir significativamente o risco de transmissão da doença”, afirmou Diana Rauber Mergen.