INAUGURAÇÃO DA FARMÁCIA MUNICIPAL VEREADOR CARLOS ROBERTO FINKLER: UM NOVO CAPÍTULO NA SAÚDE LOCAL

Na última sexta-feira (1º), a comunidade de Arroio do Tigre celebrou um marco significativo na área da saúde com a inauguração da Farmácia Municipal Vereador Carlos Roberto Finkler. O ato inaugural contou com a presença do Prefeito Marciano Ravanello, do vice-prefeito Vanderlei Hermes, da secretária da Saúde Diana Paula Rauber Mergen, demais secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e a comunidade em geral. Também participou do ato o coordenador adjunto da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Bruno Müller; a farmacêutica da 8ª CRS, Viviane Durigon; e o representante do Conselho Regional de Farmácia, Everton Borgers. O espaço, completamente remodelado, é fruto do ingresso do Município de Arroio do Tigre no Programa Farmácia Cuidar Mais do Governo do Estado. Com recursos provenientes deste programa e uma contrapartida no valor de R$ 316.021,30 dos cofres municipais, a cidade agora conta com uma Farmácia Municipal moderna e bem equipada para atender às necessidades da população.

As obras de remodelação, que duraram pouco mais de um ano, resultaram em um ambiente mais amplo, funcional e adaptado aos padrões de atendimento de saúde de qualidade. O novo espaço foi projetado para proporcionar maior conforto aos usuários e otimizar a prestação de serviços farmacêuticos à comunidade. A Farmacêutica Responsável, Nadiane Mossmann Mainardi Rech, expressou sua satisfação com a concretização desse projeto tão esperado. “Este espaço foi um sonho acalentado por muito tempo, e graças ao trabalho incansável dos servidores envolvidos no processo, conseguimos modernizar e tornar mais eficiente a Farmácia Municipal de Arroio do Tigre”, afirmou Nadiane.

O Prefeito Marciano Ravanello ressaltou a importância da nova farmácia na melhoria do acesso da população a medicamentos essenciais. “Estamos comprometidos em proporcionar serviços de saúde de qualidade, e a inauguração desta farmácia representa um avanço significativo nesse sentido. Agradecemos a todos que contribuíram para tornar este projeto uma realidade”, destacou o prefeito. Já a secretária da Saúde, Diana Paula Rauber Mergen, expressou sua satisfação e gratidão durante a inauguração. Em suas palavras, ela ressaltou o significado desse novo espaço para a comunidade e o empenho conjunto que tornou possível a concretização desse projeto. Ela ainda evidenciou a importância de investir em infraestrutura e serviços que promovam o bem-estar da comunidade, ressaltando que a Farmácia Municipal agora está melhor equipada para atender às demandas da população de Arroio do Tigre. O comprometimento da secretária com a saúde pública local e sua visão para o futuro indicam um caminho promissor para a melhoria contínua dos serviços de saúde no município.

Com a inauguração da Farmácia Municipal Vereador Carlos Roberto Finkler, Arroio do Tigre reforça seu compromisso com a saúde pública e proporciona à comunidade um espaço moderno, aconchegante e principalmente de qualidade e seguindo todas as regras necessárias de um ambiente de saúde. A farmácia, no momento, proporciona dispensações de medicamentos especiais e especializados (conhecidos como do estado), estes medicamentos são para, na sua maioria, tratamento de doenças raras e de alto custo. Ainda acorre atendimentos em relação aos medicamentos básicos e doenças crônicas. Também disponibiliza insumos a pacientes acamados e a partir do ano que vem, a farmacêutica planeja atendimentos clínicos aos pacientes insulinodependentes, com tuberculose e HIV.

Sendo assim, esta mudança ficará marcada na saúde pública do município, pois é a primeira infraestrutura realizada para instalar especificamente a farmácia municipal. O novo capítulo na saúde local promete trazer benefícios duradouros para todos os munícipes.

EX VEREADOR E EMPRESÁRIO HOMENAGEADO

Filho de Ernesto Finkler e Arminda Goettems Finkler, Carlos Roberto dedicou sua vida ao progresso de Arroio do Tigre. Desde jovem, foi influenciado por seu pai a ser comerciante, iniciando sua trajetória com um armazém de secos e molhados, posteriormente evoluindo para um supermercado pioneiro na cidade. Seus empreendimentos abrangeram diversas áreas, incluindo distribuição de bebidas, material de construção, matadouro e até mesmo o empacotamento de feijão, que resultou na marca FEIJÃO FINKLER.

Além de sua paixão pelo empreendedorismo, Carlos Roberto também se destacou na política. Ingressou na Aliança Renovadora Nacional (ARENA) aos 21 anos e, aos 22, foi eleito vereador com a segunda maior votação em 1972. Em 1973, tornou-se o vereador mais jovem a presidir a Câmara de Vereadores de Arroio do Tigre. Seu engajamento político trouxe benefícios tangíveis à cidade, incluindo a pleiteada construção do primeiro Posto de Saúde e parte da Escola Estadual local. O prefeito da época, João Dalci Costa Ferreira, recorda das constantes viagens de Carlos Roberto Finkler a Porto Alegre, buscando melhorias para a comunidade. O prédio que hoje abriga a Farmácia Municipal foi fruto desse esforço conjunto, demonstrando a dedicação de Finkler ao desenvolvimento da saúde local.

A Farmácia Municipal Vereador Carlos Roberto Finkler é mais do que um espaço de atendimento farmacêutico; é um tributo a um homem que deixou sua marca na história de Arroio do Tigre. Seu legado de empreendedorismo, serviço público e amor pela comunidade continua a inspirar as gerações futuras.

PONTO DE COLETA DE MEDICAMENTOS VENCIDOS

Com o intuito de promover a segurança e a saúde pública, Nadiane Mossmann incentivou os moradores de Arroio do Tigre a contribuírem para um ambiente mais seguro e sustentável, levando os medicamentos vencidos até a nova Farmácia Municipal. O programa visa evitar a automedicação e o descarte inadequado, que podem representar riscos tanto para o meio ambiente quanto para a comunidade.

Durante seu discurso, Nadiane Mossmann destacou a relevância da iniciativa para a preservação do meio ambiente e para a prevenção de problemas de saúde decorrentes do uso de medicamentos fora do prazo de validade. Ela ressaltou que o descarte correto é uma prática responsável que contribui para a preservação da água e do solo, além de evitar a contaminação de resíduos. “A população de Arroio do Tigre desempenha um papel fundamental na preservação da saúde e do meio ambiente. A Farmácia Municipal está comprometida em ser um ponto de coleta seguro e eficiente para os medicamentos vencidos, proporcionando à comunidade uma maneira fácil e acessível de descartar esses produtos de forma adequada”, afirmou a farmacêutica.