SECRETARIA DA AGRICULTURA PARTICIPA DE DISCUSSÃO SOBRE O PLANEJAMENTO PARA A CADEIA AGROPECUÁRIA 2024

Na última quinta-feira (21), a secretária da Agricultura e Meio Ambiente, Viviane Redin Mergen, e os servidores da pasta Romildo Seibert e Carlos Eichelberger estiveram participando de reunião proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais para discutir ações para 2024 para o setor agropecuário do município. Do ato também participou o Sindicato Rural. Viviane Enfatizou a importância de todas as entidades da área atuarem de forma conjunta e, desta forma, promover ações constantes e efetivas em prol do meio rural. Com a reabertura da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, disponibilizou a pasta para alternativas inovadoras que beneficiem principalmente os agricultores.

Para o ano de 2024 ficaram definidos diversos cursos em parceria entre a Secretaria de Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e SENAR, entre eles: tecnologias de poda, fruticultura, gestão rural e agricultura de precisão. Todos gratuitos e abertos ao público em geral. Outra grande necessidade que ficou acertada são cursos que capacitem e otimizem a utilização das patrulhas agrícolas por parte dos agricultores beneficiados. Atualmente o município conta com 21 patrulhas agrícolas com equipamentos diversificados e que são fundamentais para a atividade agrícola nas localidades. Segundo Viviane, a Administração Municipal se preocupa com a sustentabilidade das associações de patrulhas agrícolas e para isto irá organizando cursos e atuações otimizadas por distrito.

Durante a reunião conjunta fez parte do debate a preocupação das entidades presentes e da Secretaria da Agricultura quanto a contratação correta e segura de mão de obra para agricultura. Sobre este tema, Viviane reforçou que é preciso unir forças para informar os agricultores sobre o assunto e abordar a legislação existente, visto que está ocorrendo em todo o Estado notificações do Ministério do Trabalho sobre irregularidades na contratação da mão de obra na agricultura. Neste sentido, foi organizado entre os presentes, para o dia 03 de outubro, um curso formativo na modalidade de Projeto Piloto de Conscientização de diaristas para boas práticas na colheita do tabaco, tendo como apoiadora a empresa JTI.