SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROMOVE CONCURSO LITERÁRIO E CULTURAL

A Secretaria de Educação e Cultura está promovendo a terceira edição do Concurso Literário e Cultural “Arroio do Tigre em Palavras e Cores”. Conforme o secretário Fabrício Daniel Pape, o tema escolhido para este ano em que o município completa 60 anos de emancipação político-administrativa, é “Família, Escola e Comunidade – protagonistas dessa história”. O concurso é voltado para alunos da rede pública municipal e estadual de ensino, escola prvada e para profissionais que atuam nas escolas do município. Conforme Fabrício, serão 15 categorias para que haja equidade durante o julgamento dos trabalhos apresentados.

Para estudantes da Creche III é proposto a elaboração de uma peça teatral para recontar o fato que deu origem ao nome do município, o que pode ser registrado em vídeo com tempo máximo de cinco minutos. Já para os pequenos do Pré A e Pré B a proposta é a pintura de uma tela com fatos históricos destas seis décadas. Os alunos do 1º e 2º ano do Fundamental terão como desafio a produção de desenhos com fatos marcantes vivenciados com a família ou na escola. Estudantes do 3º ano devem produzir uma quadrinha rimada com o tema “viver em Arroio do Tigre”. As demais turmas farão composição com imagens de pontos turísticos, cartão de convite com ilustração, diário do futuro, slogan colorido, poema visual com símbolos ou elementos que identifiquem o município e até cartas pessoais com o intuito de apresentar Arroio do Tigre a quem deseja conhecer o município.

Conforme Fabrício, os alunos interessados em participar do concurso podem manifestar interesse aos professores, que passarão a orientar os trabalhos nas escolas. O grande objetivo, segundo o secretário, é estimular as habilidades e colocar à prova o conhecimento que esses alunos possuem sobre seu município, como forma de homenagear o Celeiro do Centro-Serra nesses 60 anos de história. Já o prefeito Marciano Ravanello destaca que nesse momento em que o município vive seus 60 anos o concurso abre possibilidade de resgatar a pluralidade de culturas que há em Arroio do Tigre. Ravenello disse ter certeza de que bons trabalhos serão executados através dos mais diferentes olhares, posteriormente traduzidos em palavras, cores e arte.