Prefeitura municipal contrata empresa especializada para elaboração do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO)

Prefeitura Municipal contrata empresa especializada para elaboração do programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO) E EXECUÇÃO DOS EXAMES ADMISSIONAIS, PERIÓDICOS E DEMISSIONAIS PARA TODOS OS SERVIDORES MUNICIPAIS.

O objetivo dos exames, é identificar eventuais alterações na saúde do profissional que possam ser decorrentes de sua atividade laboral. Isso é importante tanto para proteger os servidores quanto para a própria Administração se resguardar — afinal, a enfermidade do trabalhador pode ser anterior à admissão. Já os exames periódicos permitem acompanhar a doença e identificar a necessidade de intervenções, como tratamento ou, até mesmo, afastamento da atividade. Além disso, são indicativos da necessidade de adequação do ambiente, como a utilização de EPI’s.

Conforme o técnico de segurança do trabalho: “Esse programa nos dá condições de saber quais os exames devemos solicitar para cada cargo e função, em razão da atividade a ser desempenhada.

Serão também analisados outros processos de saúde ocupacional, como os casos de servidores afastados, readaptados e/ou com restrição. O objetivo é manter atualizados os exames ocupacionais e dessa forma garantir a segurança dos servidores municipais no desempenho da função: “O exame periódico, além de ser uma exigência da Norma Regulamentadora 7, também é importante porque visa a avaliação e a proteção da saúde dos trabalhadores” enfatizou a Secretária da Administração, Planejamento, Indústria, Comércio e Turismo.