Defesa Civil visita o município de Arroio do Tigre

Decreto de Situação de Emergência, devido à estiagem, foi pauta da reunião que ocorreu nessa terça-feira, 11 de janeiro, estiveram reunidos o Prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, o representante da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPEC 3), de Santa Maria Tenente Coronel, Jacob Aristeu Pinton, e da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, coordenador geral, Gustavo Bencke, e coordenador adjunto, Flamir Schneider.

A visita do CREPEDEC ao município teve o objetivo de vistoriar o processo de decretação da situação de emergência. Após esta vistoria o decreto é encaminhado para homologação estadual e posterior reconhecimento federal.

O decreto de situação de emergência contribuirá com os agricultores em eventuais renegociações, e quando homologado irá oportunizar ao município a busca de ajuda com o Estado e a União, no sentido de minimizar os impactos causados pela estiagem e alternativas que amenizem o desabastecimento de água dos munícipes.

O município tem consciência de como este momento irá atingir a economia de inúmeras famílias e consequentemente a circulação de dinheiro no comércio local e nos cofres do município, além disso, é fundamental frisar que também afeta a saúde de toda a população Arroio – Tigrense. É um momento de solicitar a todos, que economizem água de todas as fontes e principalmente, que persista a preocupação e cuidado com bebedouros, vertentes, poços artesianos e fontes drenadas em todos os momentos, não somente durante estiagem. “Pedimos que, todas as fontes de água sejam preservadas, além da expectativa da normalização da chuva precisamos fomentar o cuidado ambiental” Frisaram os integrantes da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil.