Avanços e desafios para propriedades e agroindústrias familiares é tema de palestra.

Evento encerrou a programação do mês de aniversário do município.

Ocorreu na tarde de terça-feira, 30, no Clube 25 de Julho em Arroio do Tigre, a palestra “Avanços e desafios para propriedades e agroindústrias familiares”, ministrada por Ricardo José Núncio, chefe da Divisão da Secretaria da Agricultura do Estado. Se fizeram presentes o prefeito Marciano Ravanello, vice-prefeito Vanderlei Hermes, secretária da Administração, Viviane Redin Mergen, o Assistente Técnico da Emater Regional de Soledade, Olivio Pedro Faccin, o coordenador de inspeção do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí, Simeão Setembrino da Silva, diretor de Agricultura, Romildo Seibert, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Arroio do Tigre, Alceu Mergen.

Cada vez mais pequenas e médias propriedades destacam-se pela qualidade, organização, produtividade, tecnologia e gestão eficiente. Isso acontece porque a profissionalização no campo foi intensificada nos últimos anos e o produtor está ciente de que precisa acompanhar a evolução do mercado. Valorizar a agricultura familiar significa cumprir nosso papel de cidadão e incentivar o trabalho de homens e mulheres do campo.

No Brasil, a década de 1990 representa um marco no que se refere a políticas voltadas à agricultura familiar. Dentre essas políticas, merecem atenção as de estímulo a agroindustrialização de alimentos, que incentivaram inúmeras famílias a processar e comercializar seus produtos. Como consequência, nas últimas décadas, o número de agroindústrias rurais familiares cresce significativamente.

A agricultura brasileira se destaca entre as maiores do mundo e representa uma fonte de alimentos e de matéria-prima para muitos países. Nela estão presentes diversos modos de fazer agricultura. Conforme mencionado no evento, é necessário agilizar alguns processos e desburocratizar, a fim de facilitar a realização de projetos e programas, tornando-os bem instrumentalizados.O presidente do STR de Arroio do Tigre, Alceu Mergen, ressaltou que, na atualidade é importante buscar, discutir e oportunizar às famílias para que entrem nesse processo. “Quando a gente pensa em legalizar uma pequena indústria, a burocracia é grande. Muitas vezes algumas pessoas ficam vendendo seus produtos sem se legalizar, para não precisar passar por esse processo, mas as coisas vão mudar, talvez não iremos precisar de tantas coisas para legalizar uma pequena indústria. Hoje o grande produtor de alimentos é igual ao pequeno para se legalizar, isso não pode ser assim”, mencionou.

O prefeito Marciano Ravanello enfatizou em sua fala o crescimento e o desenvolvimento dos municípios, principalmente dos municípios pequenos, onde a tradição das agroindústrias é forte e na região não é diferente. “Nesse último dia 26, estivemos em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, recebendo uma conquista muito grande, recebemos o selo do SISBI (Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção), vinculado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Os produtos que possuem este selo podem ser produzidos e comercializados em todo o país, sem que haja a necessidade de possuir o SIF (Selo de Inspeção Federal), mas não podem ser exportados. Esse selo vai proporcionar também, o que vem de encontro com essa discussão, às agroindústrias já legalizadas um avanço, que consigam encaminhar a documentação necessária para também conseguir o selo SISBI, podendo não vender só para o estado do Rio Grande do Sul, mas também para o Brasil todo. Temos produtos de qualidade, agroindústrias bem consolidadas, vocação muito forte na nossa região e que podemos proporcionar via consórcio uma estrutura, justamente para facilitar os municípios a acessar suas agroindústrias”, destacou.