Propriedades rurais de Arroio do Tigre recebem o Fetag-RS em conexão

Nos dias 25 e 26 de novembro, o município de Arroio do Tigre, Regional Sindical Centro Serra, recebeu o projeto Fetag-RS em Conexão, que vem percorrendo o Estado em visitas aos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e nas propriedades de agricultores(as) e pecuaristas familiares. O projeto faz parte das ações idealizadas pela federação para a Década da Agricultura Familiar, instituída pela ONU e dos 58 anos de Arroio do Tigre.

No total, foram visitadas 10 propriedades de diversas localidades do município. O objetivo é vivenciar de perto a realidade das famílias, conhecendo sua rotina de alegrias e de necessidades para que consigam se manter na atividade agrícola.

Dentre os temas levantados nas visitas que são considerados como gargalos para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária familiar estão a falta de projetos de irrigação, o baixo limite do crédito fundiário e a não liberação da linha empreendedor do Pronaf, burocracia na legislação para abertura de agroindústrias, alta nos custos de produção, falta de assistência técnica e de sinal de internet e telefonia. A necessidade de potencializar as compras do PAA e do PNAE e a elevação nos valores dos insumos também foram lembradas.

Na quinta-feira, após as visitas nas propriedades, a Fetag-RS, o STR de Arroio do Tigre, Administração Municipal e as entidades representativas do município fizeram uma importante reunião para alinhamento de ideias e propostas para o fortalecimento da agricultura e da pecuária familiar.

Para finalizar o roteiro, o STR de Arroio do Tigre realizou sua Assembleia de Previsão Orçamentária para 2022. Também aconteceu a reunião da Regional Sindical Centro Serra para debater tudo o que foi tratado durante as visitas do Fetag-RS em Conexão. Para o vice-prefeito, Vanderlei Hermes, que acompanhou a programação, o roteiro pode demonstrar a diversidade do meio rural de Arroio do Tigre, como também as potencialidades turísticas, de produção e economia: “A agricultura em toda sua dimensão é responsável pela pujança da economia de nosso município. O roteiro valoriza o trabalho do agricultor e abre uma conversa sobre as perspectivas em torno da produção.” Finalizou o vice-prefeito.

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, “o Fetag-RS em conexão em Arroio do Tigre foi um grande sucesso, pois tivemos a oportunidade de conversar com as famílias e conhecer suas realidades. Apesar de ser uma região em que a cultura do tabaco predomina, vimos uma boa diversificação de culturas, o que é importante. Agora temos a missão de seguir na busca por resolver os problemas que atrapalham as famílias agricultoras”.

O presidente do STR de Arroio do Tigre, Alceu Mergen, e a equipe de funcionários e dirigentes do sindicato programaram e acompanham o roteiro, que também contou com a presença de representantes da Regional Sindical Centro Serra, e da administração municipal.