Feira da Mulher Rural destacou o protagonismo das agricultoras de Arroio do Tigre.

A Feira da Mulher Rural, promovida na Praça Ivo Mainardi, contou com a participação de 15 agricultoras expositoras, representando os 10 grupos de Trabalhadoras Rurais de Arroio do Tigre. O evento fez parte das festividades dos 58 anos do município. O público pôde adquirir mais de 40 tipos alimentos e flores cultivados pelas agricultoras em suas propriedades rurais e peças de artesanato produzidas por elas. Foram comercializados mais de R$ 6 mil em produtos, além da encomenda de peças de artesanato para entrega posterior.

A Feira da Mulher Rural de Arroio do Tigre é promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Prefeitura de Arroio do Tigre e Associação das Agricultoras. Nesta semana, haverá uma reunião entre as instituições parceiras e as agricultoras feirantes a fim de avaliar e organizar o cronograma de realização da feira para o restante do mês de novembro e dezembro de 2021 e janeiro e fevereiro de 2022.

A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Lúcia Souza, participou da atividade e frisa a importância do protagonismo das mulheres. “Agricultoras trabalham nas lavouras, no cultivo dos alimentos, de flores, na produção de artesanatos e também nas tarefas da casa e no zelo pela família. É um trabalho contínuo. Possibilitar que o seu trabalho seja mostrado para a sociedade e, principalmente, valorizado, é dar autonomia e visibilidade a essas mulheres”, frisou Lúcia.

A secretária da Administração, Viviane Redin Mergen, frisa a importância deste espaço de comercialização. “A parceria entre a Associação das Agricultoras, Emater e Administração Municipal é fundamental para que projetos em prol do desenvolvimento econômico e rural de Arroio do Tigre seja ampliado. Poder adquirir produtos direto das mulheres, que na grande maioria são as responsáveis por produzirem alimentos nas propriedades, é de grande alegria. Estamos fomentando o empoderamento feminino e oportunizando às mulheres a comercialização do que é feito por elas. O empoderamento das mulheres rurais significa a promoção do crescimento e a produtividade da agricultura, que é o grande motor econômico de Arroio do Tigre”. Ainda segundo a secretária, o intuito da atual gestão do município é a consolidação da Feira da Mulher Rural com periodicidade semanal.

A atividade integrou a programação alusiva aos 58 anos de Arroio do Tigre. Participaram da abertura da feira o prefeito Marciano Ravanello, o vice-prefeito Vanderlei Hermes, secretários municipais e vereadores. A Feira da Mulher Rural de Arroio do Tigre é promovida pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Associação das Agricultoras e Prefeitura de Arroio do Tigre.