Estação de tratamento de água

Às vésperas de completar 58 anos ARROIO DO TIGRE se aproxima de resolver o problema de abastecimento de água para no mínimo os próximos 20 anos.

No dia de hoje foi dado um grande passo em direção a concretização da ETA (ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA) para sanar os problemas de abastecimento de água de ARROIO DO TIGRE e SOBRADINHO. O Prefeito Municipal, Marciano Ravanello, recebeu a equipe que será responsável por elaborar o ESTUDO DE VIABILIDADE E O PROJETO DE CONCEPÇÃO para a construção da estação de tratamento de água.

Os técnicos que estarão a frente deste trabalho prestam serviços a CORSAN, Luis Erasmo Campo, Engenheiro Civil; Flávio Muller, Engenheiro Mecânico; Camila Otsuka que é Engenheira Sanitarista e Ambiental da Superintendência de Projetos da SUPRO e do Departamento Projeto de Água da DEPRA; Felipe Piccinini da Silva, Engenheiro Sanitarista e consultor da Nova Engevix; Amanda Ávila Matos, Engenheira Sanitarista e Ambiental da Nova Engevix, que vieram acompanhados do Gestor de US de Sobradinho e Arroio do Tigre, Nilton Domingos Matana.

Na oportunidade conduzidos pelo Prefeito Municipal puderam visitar e desta forma realizar o levantamento técnico (prévio) da área, coordenadas geográficas e altitude do Lago da Barragem Dona Francisca; e posteriormente visitaram o Rio Jaquirana/Serrinha.

Através de sistema integrado o projeto tem como objetivo captar e tratar a água do lago da Barragem Dona Francisca ou do Rio Jaquirana e assim sanar os problemas enfrentados com o abastecimento de água de Arroio do Tigre e de Sobradinho. Conforme o prefeito Marciano, “Este é um objetivo que viemos pleiteando a tempo, na renovação do contrato com a CORSAN conseguimos colocar este estudo de viabilidade e o projeto de concepção de forma a serem contemplados. Estou muito otimista e feliz por este grande passo, estaremos resolvendo um problema crônico e garantindo definitivamente o abastecimento de água para as gerações futuras de Arroio do Tigre e Sobradinho.” Enfatizou.

A previsão é de que até o final do ano o levantamento e o estudo estejam concluídos e assim, ao entrar em 2022 possa se dar o próximo passo rumo à concretização da ETA.