BANDAS MARCIAIS DÃO SHOW NO PARQUE MUNICIPAL DE EVENTOS

O prefeito Marciano Ravanello e o secretário de Educação e Cultura, Fabrício Daniel Pape, participaram, no último domingo (26) do 2º Fest Bandas e 9º Festival de Bandas Marciais e Fanfarras Escolares do Centro Serra. Promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, através da Banda TigrOnça, o evento ocorreu nas dependências do Parque Municipal de Eventos Prefeito Atílio Pasa e reuniu grande número de expectadores. A programação fez parte das comemorações dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Arroio do Tigre. Como anfitriãs, participaram a Banda Encantada da APAE, a Banda Municipal TigrOnça e a Banda dos Tigres, da Escola Estadual de Ensino Médio Arroio do Tigre (EEEMAT). Também esteve presente a Banda Marcial Estudantil Resina Bernhard, de Salto do Jacuí; Banda Estrela, de Estrela Velha; Banda Marcial da Escola Padre Benjamim Copetti, de Sobradinho; Banda Marcial Gonçalves, de Cachoeira do Sul; e a Banda Marcial Municipal de Passa Sete.

As bandas apresentaram músicas ensaiadas ao longo do ano, acompanhadas dos corpos coreográficos, que são um show à parte. O prefeito Marciano Ravenello ficou encantado com o ritmo e a desenvoltura dos estudantes, desde os mais novos até aqueles que já estão há algum tempo nas bandas. Ravanello também destacou sua felicidade em poder receber municípios visitantes, ainda mais no mês em que se comemora os 60 anos de Arroio do Tigre. “Nossas escolas desempenham um papel fundamental no ensino musical, através da Banda Municipal TigrOnça que recebeu incentivo muito significativo nos últimos anos, com incremento de novos equipamentos e também novo vestuário”, destacou.

Já o secretário Fabrício disse que o ensino musical nas escolas públicas desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo benefícios cognitivos, emocionais e sociais. “A música é uma linguagem universal que transcende barreiras culturais, proporcionando uma forma única de expressão e comunicação. Ao incorporar o ensino musical nas escolas públicas, oferecemos às crianças e adolescentes a oportunidade de explorar sua criatividade, desenvolver habilidades motoras, aprimorar a concentração e fortalecer a memória. Além disso, a participação em atividades musicais em grupo promove a colaboração, o trabalho em equipe e a construção de habilidades sociais”, frisou. Ainda segundo ele, estudos também indicam que o ensino de música está relacionado ao aprimoramento do desempenho acadêmico em outras disciplinas, destacando a importância de integrar essa forma de arte no currículo escolar para potencializar o aprendizado holístico dos estudantes.

Além dos benefícios individuais, o ensino musical nas escolas públicas contribui para a formação de uma sociedade mais rica culturalmente. Ao proporcionar acesso igualitário à educação musical, estamos democratizando o acesso à cultura e às artes, permitindo que crianças de diversas origens econômicas e sociais tenham a oportunidade de explorar e apreciar a riqueza da música. Dessa forma, o ensino musical não apenas enriquece a experiência educacional dos alunos, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais inclusiva, sensível e culturalmente diversificada. Ao investir no ensino musical nas escolas de Arroio do Tigre, estamos investindo no desenvolvimento de cidadãos mais completos, capazes de enfrentar os desafios do século XXI com criatividade, empatia e uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor.